Acompanhe nossas redes sociais

Notícias

Home / Central remota da Rede VOA começa a ser homologada

Central remota da Rede VOA começa a ser homologada

A Central R-AFIS da Rede VOA, inaugurada em dezembro de 2020, iniciou o processo de homologação de conceito junto ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Após a análise, será a primeira central remota de informações de voo de aeródromo da América do Sul.


Com isso, será possível, a partir do aeroporto de Jundiaí-SP, prover informações de tráfego aéreo e de meteorologia, coordenando, via Jundiaí, os demais quatro aeroportos da primeira concessão da Rede Voa: Campinas (Amarais), Bragança Paulista, Ubatuba e Itanhaém. Esse importante passo irá elevar os níveis de segurança de voo com otimização operacional nesses aeroportos.


O próximo passo será apresentar o case da Rede VOA nos painéis de doutrina e padronização da ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil), que deverá ocorrer até o primeiro trimestre de 2023. “Serão necessárias atualizações nas publicações existentes, de modo a adequar a operação remota ao contexto atual, o que será um grande passo à gestão aeroportuária do País”, afirma o presidente da Rede VOA, Marcel Moure.

Últimas Notícias
GOL aumenta operação em Ribeirão Preto
Central remota da Rede VOA começa a ser homologada

Ainda não possui nosso Cartão Combustível?

Confira aqui todos os benefícios

Saiba Mais