O dia 5 de junho foi adotado como o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a conhecida Conferência de Estocolmo (Suécia, 1972), quando a ONU identificou o crescimento da preocupação universal sobre o uso saudável e sustentável do planeta.
Agentes engajados no tema promoveram eventos durante toda a semana que envolve a data para chamar a atenção de todas as esferas da população aos problemas ambientais.
Como de hábito, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), promoveu diversos debates. Neste ano foram convidados a se apresentar as empresas que representam os Programas Nacionais de Logística Reversa - ferramentas instaladas, ou em fase de implantação, que auxiliam as empresas e os cidadãos a destinarem de maneira correta resíduos decorrentes de produtos específicos. Abaixo, citamos e descrevemos estes programas:
O Programa DESCARTE GREEN Pilhas e Baterias, antigo ABINEE Recebe Pilhas, atende aos consumidores domésticos que procuram descartar suas pilhas e baterias de uma maneira ambientalmente correta. Para que o sucesso do Programa continue, ele depende da adesão dos consumidores por meio da participação ativa neste sistema, entregando suas pilhas e baterias portáteis nos estabelecimentos onde adquiriram o produto, ou nos pontos de entrega cadastrados no site da GREEN Eletron.
Sistema Campo Limpo é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, no qual o inpEV ( Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência. O programa abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público tem papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.
Cerca de 95% do material recebido pelo Sistema pode retornar ao ciclo produtivo como matéria-prima de outros produtos.
Todo tipo de embalagem que acondiciona formulações líquidas para ser diluídas em água. Algumas embalagens podem ser de aço ou outros metais, mas 99% delas são de plástico.
O programa Descarte Consciente Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e Automotivos e Industriais) coleta e recicla os filtros do óleo lubrificante automotivo proporcionalmente à quantidade comercializada pelas empresas participantes nos estados onde há a regulamentação. Por necessitar de logística específica aos resíduos perigosos, a coleta é feita diretamente em postos de combustível e oficinas previamente cadastradas, conforme os volumes gerados pelos estabelecimentos.
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa dos Produtos de Iluminação. O acordo setorial já definiu um cronograma de implementação que prevê o prazo em que cada cidade brasileira irá receber o Programa.
Além de apresentar esses programas que auxiliam no gerenciamento adequado dos resíduos, aproveitamos para apresentar uma nova fonte para manter seu negócio no rumo do desenvolvimento sustentável:
A ONU Meio Ambiente e o Sebrae, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento inédito no país do seu Portal de Ecoinovação. A Plataforma reúne conteúdos interativos, como infográficos, publicações e vídeos, que auxiliam o empreendedor brasileiro a embarcar no movimento global da sustentabilidade corporativa. Acesse http://www.ecoinovacao.com.br/
Vamos juntos contribuir e construir um país mais sustentável e melhorar a qualidade de vida de todos.