Acompanhe nossas redes sociais

Notícias

Home / SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2018

O dia 5 de junho foi adotado como o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a conhecida Conferência de Estocolmo (Suécia, 1972), quando a ONU identificou o crescimento da preocupação universal sobre o uso saudável e sustentável do planeta.

Agentes engajados no tema promoveram eventos durante toda a semana que envolve a data para chamar a atenção de todas as esferas da população aos problemas ambientais.

Como de hábito, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), promoveu diversos debates. Neste ano foram convidados a se apresentar as empresas que representam os Programas Nacionais de Logística Reversa -  ferramentas instaladas, ou em fase de implantação, que auxiliam as empresas e os cidadãos a destinarem de maneira correta resíduos decorrentes de produtos específicos. Abaixo, citamos e descrevemos estes programas:

DESCARTE GREEN

O Programa DESCARTE GREEN Pilhas e Baterias, antigo ABINEE Recebe Pilhas, atende aos consumidores domésticos que procuram descartar suas pilhas e baterias de uma maneira ambientalmente correta. Para que o sucesso do Programa continue, ele depende da adesão dos consumidores por meio da participação ativa neste sistema, entregando suas pilhas e baterias portáteis nos estabelecimentos onde adquiriram o produto, ou nos pontos de entrega cadastrados no site da GREEN Eletron.

Tipo de Resíduos que recebe:
Ciclo da Logística Reversa:
Acesse https://www.greeneletron.org.br/ para saber mais.
Campo Limpo

Sistema Campo Limpo é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, no qual o inpEV ( Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência. O programa abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público tem papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

Cerca de 95% do material recebido pelo Sistema pode retornar ao ciclo produtivo como matéria-prima de outros produtos.

Tipo de Resíduos que recebe

Todo tipo de embalagem que acondiciona formulações líquidas para ser diluídas em água. Algumas embalagens podem ser de aço ou outros metais, mas 99% delas são de plástico.

Ciclo da Logística Reversa:
Acesse https://www.inpev.org.br/sistema-campo-limpo/ para saber mais.
Descarte Consciente

O programa Descarte Consciente Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e Automotivos e Industriais) coleta e recicla os filtros do óleo lubrificante automotivo proporcionalmente à quantidade comercializada pelas empresas participantes nos estados onde há a regulamentação. Por necessitar de logística específica aos resíduos perigosos, a coleta é feita diretamente em postos de combustível e oficinas previamente cadastradas, conforme os volumes gerados pelos estabelecimentos.

 Tipo de Resíduos que recebe:
Filtros de óleo lubrificante automotivos
Ciclo da Logística Reversa
Acesse http://www.abrafiltros.org.br para saber mais
Reciclus

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa dos Produtos de Iluminação. O acordo setorial já definiu um cronograma de implementação que prevê o prazo em que cada cidade brasileira irá receber o Programa.

Resíduo que recebe
Ciclo da Logística Reversa:
Acesse  https://www.reciclus.org.br para saber mais
Reciclanip
Os pontos de coleta são locais disponibilizados e administrados pelas Prefeituras Municipais, para onde são levados os pneus recolhidos pelo serviço municipal de limpeza pública, ou aqueles levados diretamente por borracheiros, recapadores, descartados voluntariamente pelo munícipe, etc. Eles devem ter normas de segurança e higiene como cobertura.
Resíduo que recebe:
Ciclo da Logística Reversa
Acesse http://www.reciclanip.org.br/v3/ para saber mais.
Jogue Limpo
O Jogue Limpo é um sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes associados. Esse serviço é oferecido gratuitamente, para os pontos geradores cadastrados. O instituto é responsável pela logística de cadastramento e recebimento das embalagens, e pela administração das centrais de armazenagem.
Resíduo que recebe

Outros Programas:

Cidade Sustentável http://www.cidadesustentavel.org.br/treinamento/ResumoCidadeSustentavel.pdf
Óleo sustentável   http://www.oleosustentavel.org.br/?page=o-programa

Além de apresentar esses programas que auxiliam no gerenciamento adequado dos resíduos, aproveitamos para apresentar uma nova fonte para manter seu negócio no rumo do desenvolvimento sustentável:

A ONU Meio Ambiente e o Sebrae, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento inédito no país do seu Portal de Ecoinovação. A Plataforma reúne conteúdos interativos, como infográficos, publicações e vídeos, que auxiliam o empreendedor brasileiro a embarcar no movimento global da sustentabilidade corporativa. Acesse http://www.ecoinovacao.com.br/

Vamos juntos contribuir e construir um país mais sustentável e melhorar a qualidade de vida de todos.

Últimas Notícias
Durante a AVIATRADE, a VOA-SP assina com Air BP contrato de compensação de carbono.
VOA-SP SEDIA O AVIATRADE 2021

Ainda não possui nosso Cartão Combustível?

Confira aqui todos os benefícios

Saiba Mais